domingo, 25 de janeiro de 2009

A Direita e a Liberdade

Há coisas fantásticas neste post, que começam com uma frase que nem consigo adjectivar: "A liberdade é uma marca da direita e não deve ser usada displicentemente." Curiosamente, os únicos períodos de ditadura que tivemos em Portugal foram de ditaduras de Direita. Quando à Esquerda houve tentativas de derrube da democracia, foi a própria Esquerda a impedi-lo (e assim podemos dever ao PS o facto de o PCP nunca ter levado a sua avante).


Quanto aos casamentos poligâmicos, ou poliândricos, ou seja o que for, a questão não está em cima da mesa. Se estivesse, questiono qual o argumento racional que temos para impedir que pessoas maiores de idade, conscientes dos seus actos, não submetidos a qualquer forma de coerção, sem limitar a liberdade de mais ninguém e absolutamente livres de voltar atrás, tomem uma decisão desse tipo (para um desenvolvimento desta ideia, ler isto).


Como disse o autor deste outro post, e bem, a liberdade à Direita só se usa quando lhe dá jeito. Quando vem de encontro ao conceito de "liberdade" que o autoritarismo típico da Direita concebe sobre como hão-de viver as outras pessoas.

Sem comentários: