terça-feira, 27 de novembro de 2007

O PSD e os círculos uninominais

É natural que o PSD esteja particularmente inclinado para a criação de um sistema bipartidário produzido pelos círculos uninominais. Onde de facto há resistências é no PS, no qual há não só uma resistência ideológica de alguns sectores ao monismo como também a compreensão de que seria prejudicado face ao PSD. Se não fossem estas travancas, o PSD já teria levado a sua avante.

Sendo o PSD um partido sem qualquer tipo de cimento ideológico, sempre foi, desde o início, um partido de campanários e caciques. Não é por acaso que os resultados do PSD nas autárquicas são tão bons. O PSD é o melhor partido para quem quer usar a política como forma de obter resultados económicos, seja por carreira directa seja por controlo dos órgãos de poder.
Trata-se de um partido que começou querendo ir para a Internacional Socialista, passou por uma fase de espécie de liberalismo e agora está nos conservadores. Mas, sobretudo, trata-se de um partido criado pelos barões das terras - sobretudo ao Norte. E isto também é importante, porque num sistema de círculos uninominais quem mais ganha é quem consegue garantir um certo número de bastiões. Ao contrário do PSD, o PS não tem Viseu nem Madeira. Tendo uma distribuição mais uniforme a nível nacional, corria o risco de perder consecutivamente eleição após eleição.

Ora, num sistema deste tipo, o que mais conta é fulanização da política e não os pressupostos políticos ou ideológicos. Perfeito para um partido com ideologia a menos e caciques a mais.

1 comentário:

GMaciel disse...

"Perfeito para um partido com ideologia a menos e caciques a mais."

Tiro e queda, Igor!
;)
jocas grandes