sábado, 26 de maio de 2007

Bússola Política

http://www.politicalcompass.org/printablegraph?ec=-2.63&soc=-6.51

http://www.politicalcompass.org/printablegraph?ec=-6.25&soc=-7.38

Economicamente de esquerda (com resultados variáveis) e moralmente profundamente libertário. O que eu gosto no Political Compass é o de permitir que vejamos as nossas posições políticas a uma luz diferente, a duas dimensões, jogando com a questão social e moral e com a questão económica. De facto, sendo eu de esquerda, não tenho problemas nenhuns em dizer que detesto os tipos de PCP - e não é por acaso. Sinto-me mais próximo de pessoas que defendam uma economia mais desregulada que o que eu defendo, mas que por outro lado defendam indivíduos mais livres - e também não é por acaso.

De facto, as nossas posições económicas não dizem muito a nosso respeito. Elas variam muito consoante os contextos (e nem seria de esperar outra coisa, dado que não há soluções milagrosas). Agora, as nossas posições morais e sociais têm que ver com o nosso ethos, com o nosso carácter e com a nossa concepção de Homem. Elas vão ao nosso íntimo e revelam o que realmente somos, o que realmente defendemos e por que o defendemos.

Eu sou de esquerda, e sou-o porque creio que uma sociedade que articule alguma regulação estatal e social (são coisas diferentes) com economia de mercado (incluindo propriedade privada e economia social) produz uma sociedade e indivíduos mais livres. E isto é o que realmente me move. Não tenho nada a ver com defesa de ditaduras (sejam a de Cuba, como o PCP, seja o Chile de Pinochet, como João Paulo II) e não admito sequer que tal o seja feito em nome de uma suposta liberdade material.

Creio que é esclarecedor o facto de Estaline, João Paulo II, Mugabe ou Bento XVI pertencerem todos ao mesmo campo: a esquerda autoritária.

Sem comentários: