segunda-feira, 28 de maio de 2007

Voltaire


Acabei há uns dias de ler o Traité sur la Tólerance do inefável Voltaire e resolvi partilhar algumas das melhores frases (e é difícil escolher):



  1. Il semble que le fanatisme, indigné depuis peu des succés de la raison, se débatte sous elle avec plus de rage. Bom, isto lembra-vos alguma coisa? A mim parece-me ser todo este início de século XXI. Ah, já agora, o livro foi escrito em 1763.


  2. On sait assez ce qu'il a coûté depuis que le chrétiens disputent sur le dogme: le sang a coulé, soit sur les échafauds, soit dans les batailles, dès le IVe siècle jusqu'à nos jours. E não me parece que o sangue vá parar de correr. Os tempos estão de feição para a religião - o que significa que estãos maus para a paz.


  3. La philosophie, la seule philosophie, cette soeur de la religion, a désarmé des mains que la supersticion avait si longtemps ensanglantées; et l'esprit humain, au réveil de son ivresse, s'est étonné des excés où l'avait emporté le fanatisme. Esta foi também a proposta de Feuerbach, feita um século depois. Infelizmente, continuamos à espera.


  4. Le droit de l'intolérance est donc absurde et barbare: c'est le droit des tigres, et il est bien horrible, car les tigres ne déchirent que pour manger, et nous nous sommes exterminés pour de paragraphes.


  5. Le passage de Suétone fait voir que les Romains, loin d'opprimer les premiers chrétiens, réprimaient alors les Juifs qui les persécutaient. Ora aqui está um belo mito para desmontar.


  6. [...] si vous disiez que c'est un crime de ne pas croire à la religion dominante, vous accuseriez donc vous-même les premiers chrétiens vos pères, et vous justifieriez ceuz que vous accusez de les avoir livrés aux supplices. É um dos problemas em que caem todos os conservadores e tradicionalistas.


  7. [...] depuis les jours florissants de l'Église jusqu'à 1707, c'est-à-dire depuis environ quatorze cents ans, la théologie a procuré le massacre de plus de cinquante millions d'hommes [...]. Bom, e isto fazendo as contas por baixo. Nem mesmo Mao Tsé Tung, Hitler, Estaline ou Pol Pot conseguiram exterminar percentagens tão elevadas da população de determinados países quanto a religião.


  8. [...] il faut donc que les hommes commencent par n'être pas fanatiques pour mériter la tólerance. A questão da tolerância para com os intolerantes. E que hoje é fulcral.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente Blog, Igor, merecedor de um "Award" com notáveis temas de discussão e pensamento, parabéns.

É verdade que temos uma apreciável diferença estatística entre ricos e pobres, mas não tem nada a ver com o que conheci nos meus tempos de infância e nem sequer quando iniciei um percurso de membro da Junta ou da Assembleia de Freguesia do Lumiar, uma Freguesia de milhares de barracas, hoje, felizmente desaparecidas e com edifícios de alojamento social que até ganharam o Prémio Europeu de Arquitectura Social de 1999.

As estatísticas de rendimento em Portugal são erróneas, dado que há, por exemplo, no mundo rural,que conheço bem, um apreciável número de pessoas, principalmente reformados com baixas reformas porque descontaram pouco tempo e pouco valor, com os seus terrenos e rendimentos agrícolas, mais semi-empresariais que empresariais e que ninguém pode contabilizar bem, nem os próprios.

Em termos de estatísticas materiais, as mais certas, Portugal não está tão mal com dois alojamento por família. Só na Região de Lisboa e Vale do Tejo (RLVT) com 3.615.773 habitantes em 31.12.2005 contavam-se 1.717.462 alojamentos em 721.409 edifícios, sendo que a maior parte dos alojamentos se destinam a primeira habitação. Curiosamente, 19,1% dos alojamentos da RLVT foram construído entre 1901 e 2001.
A RLVT conta com 452.080 empresas, enquanto em Portugal existem 1.221.555 empresas, o que atesta a enorme dispersão da actividade empresarial.

E se for para outras estatísticas, contabilizamos mais de 5 milhões de viaturas de passageiros e contamos com 12 mil escolas com 1.600 mil alunos do ensino publico não superior e 167 mil professores. Para além disso, temos mais de 400 mil alunos no ensino público superior.

E poderíamos avançar por aí em todo o tipo de consumo, incluindo comida roupa, etc.

Hoje, contabiliza-se tudo em Euros, mas a bica custa em Espanha mais de dois Euros e na Dinamarca 3,5 Euros. Os países escandinavos não têm o IVA de 5% para os bens alimentares, livros, medicamentos, sementes, adubos, pesticidas, tractores, alfaias agrícolas, papel, pasta de papel e outras matérias primas. E também não têm o IVA de 12% para a restauração.

O sector mais pobre em Portugal é o dos reformados com 75% a auferir de reformas inferiores ou iguais a 600 euros, o que é o limite da pobreza, não sendo tanto assim se for auferido pelos dois membros de um casal. Mas, em 2005, a média da carreira contributiva das pessoas que se reformaram nesse ano foi de 25 anos, manifestamente insuficiente, dado que todo o trabalhador exerceu a sua profissão por muito mais tempo e as pessoas da minha geração até comaçavam a trabalhar aos 10 anos de idade. Só que muitos só pensaram na reforma e iniciaram os descontos depois dos 40 anos de idade. Claro, nem sempre por vontade própria.

A existência de grandes oligarcas é hoje uma realidade mundial, principalmente na Federação Russa e até na China. Há quem tenha sido vice-ministro soviético de um sector industrial e hoje seja o done desse sector como é o caso do eng. Jevtuchenkov, ex-vice-ministro da indústria electrónica e hoje dono da mesma, além da Inturist e dezenas ou centenas de empresas. O homem é também o dono da principal empresa etelefónica da Fedrração, tanto da rede fixa como móvel com a qual conta já mais de 120 milhões de assinantes. Ele pretende comprar a Deutsche Telekomm que é grande accionista da Telefónica Espanhola que estava por detrás do negócio do Belmiro. Com os que os espanhóis têm na América do Sul ainda acabava por chegar aos 500 milhões de assinantes, entre os quais os portugueses seriam uns amendoins.

Enfim, vou linkar este blog nos meus e mando aqui um abraço.
Dsotto