sábado, 26 de maio de 2007

Por que sou Republicano

Eu não sou republicano em abstracto, mas em concreto (enquanto português). Se fosse sueco ou canadiano, que me interessava que o chefe de estado fosse um monarca? Desde que me deixem viver livremente, república ou monarquia é irrelevante. Há até países em que a monarquia é fundamental para a manutenção de uma sociedade livre: Marrocos ou Jordânia. Agora... questionemo-nos: por que é que quase toda a Europa do Norte se manteve monárquica e quase toda a Europa do Centro-Sul (excepção: Espanha) se tornou republicana? Não há acasos. A questão é cultural e é religiosa. Enquanto português, tenho de ter em atenção a elite pavorosa que temos e o controlo exacerbado que a Igreja exerce sobre a nossa sociedade. Se tivéssemos um rei (imagine-se, o Citoyen Duarte Bragança - sim, eu recuso-me resolutamente a ter atitudes bacocas como sejam falar em "D. Duarte Pio"), conservador e católico, isto era o descalabro. Voltando à CRP, a laicidade está entre os limites materiais de revisão constitucional - e ainda assim, ela é tão mal tratada! Há uns dois anos li no código de conduta dos alunos da Academia Militar que um dos seus deveres era a defsa do Cristianismo (sim, leram bem). E isto, num estado supostamente laico. Imagine-se a rebaldaria que seria se Portugal fosse uma monarquia. Voltaire levantar-se-ía da campa expressamente para criticar novamente os autos-da-fé (tema que lhe era bastante caro).

Sem comentários: