quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Boas leituras - sobre "os melhores"

Irritam-me as frases da moda. Irrita-me as verdades presumidas. Não posso portanto deixar de aplaudir o artigo do Tiago Mendes de hoje.

Para ler algumas pérolas:
  • Primeiro, “os melhores” em certas profissões não serão necessariamente os melhores políticos.
  • Segundo, a preocupação meritocrática patente neste tipo de discurso carece de um desconto, pois aparece hiperbolizada, por pelo menos duas motivações, possivelmente inconscientes: a procura de reconhecimento inter-pares (“os melhores apreciarão o que eu digo e procurarão que eu me junte a eles”) e o reforço da imagem positiva de si próprio (“se digo isto é porque sou ou estarei perto de ser um desses melhores”).
  • Terceiro, quando se fala em atrair “os melhores”, está-se muitas vezes a sugerir [...] uma tríade de derrotismo, culto sebastianista do homem providencial e preferência por grandes rupturas em vez de pequenas reformas.
Já agora, e pegando no que ele escreve, aconselhava a reler o post sobre o MMS. Ajuda a rebater ainda mais algumas das ideias ali veiculadas.

Sem comentários: