segunda-feira, 3 de setembro de 2007

O Nacional-Comunismo

O Rouxinol, no SOS Acriticismo, denuncia o PC da Federação Russa. Aqui vai um excerto:
Este "senhor", o camarada Zyuganov, teve a brilhante ideia de se aliar à extrema-direita: apoiando pessoas como Prokhanov, editor da Zavtra (uma publicação nazi); afirmando que os judeus são os culpados pela miséria que há na Rússia (1); dando rédea solta a Prokhanov e ao deputado comunista Makashov para convidarem David Duke a apresentar o seu livro, o "jewish supremacism", no museu Mayakovsky e falar da protecção da raça branca.Também já tinha lido sobre isto pela mão de José Milhazes "o Partido Comunista da Federação da Rússia (...) reabilitou Estaline e misturou o estalinismo com ideologias da extrema-direita russa e internacional, onde estão presentes o nacionalismo mais cavernoso, o anti-semitismo, o racismo, etc."
Trata-se no fundo de retomar a histórica aliança estalinismo/nazismo - um pacto Germano-Soviético mas sem estados e dentro de um partido. De resto, ninguém seriamente acredita no internacionalismo dos estalinistas: eles sempre foram (e o PCP sempre foi disso uma prova insofismável) partidos patriotas. Em França, não é por acaso que as zonas em que a Front National tem melhores resultados são precisamente os antigos feudos do PCF (as antigas áreas industriais).
O chauvinismo, o nacionalismo e o conservadorismo moral são parte de um mesmo edifício ideológico que a queda da URSS obrigou a rever e a desnudar.

1 comentário:

Rouxinol disse...

Obrigado por ajudares a espalhar.
Infelizmente, estou a prever que a discussão não passe das FARC e que os casos de sindicalistas assassinados sirvam de contrapeso aos jovens leninistas. Espero estar errado.

Cumprimentos