quinta-feira, 26 de julho de 2007

O Totalitarismo está aí

Eu não sei bem como comentar isto, no que diz respeito ao tema em si. Tudo o que possa dizer parece ridículo. Nem sei como protestar perante isto. A única ideia que me ocorre é simplesmente que os europeus façam os possíveis por não terem de ir àquele país.

Depois há a questão lateral e formal, mas ainda assim importante: este acordo é obra da Comissão Europeia, órgão burocrático e sem qualquer legitimidade democrática e que, como não está sujeito ao escrutínio dos cidadãos, pode fazer todas as imbecilidades que quiser. Em contrapartida na mesma notícia se afirma que
Na semana passada o Parlamento Europeu declarou que o tratado é “incompatível com os princípios básicos europeus” e que é “lamentável” o fato de que “os dados pessoais de cidadãos da UE sejam tratados de acordo com a legislação dos EUA”.
Os deputados europeus também criticaram a notícia de que Frattini estaria planejando adotar o mesmo esquema de intercâmbio de dados de passageiros aéreos entre os 27 países da UE.
Reforço mais uma vez a crença da necessidade de uma reforma democrática da UE. Como estamos, não vamos a lado nenhum. A menos que o precipício do totalitarismo possa ser aceite como destino.

Sem comentários: