sexta-feira, 15 de junho de 2007

Sócrates apoia Roseta

- Porventura será diferente da razão, ou uma qualquer das suas formas, de maneira que haverá na alma, não três, mas dois elementos, o racional e o concupiscível? Ou tal como, na cidade, esta se compunha de três classes - a negociante, a auxiliar e a deliberativa - também na alma a terceira servia este elemento irascível, auxiliar do racional por natureza, quando não foi corrompido por uma má educação?
Platão, A República, 441a


Ora vejamos: se quem deve governar é a razão e se a razão necessita do voluntarismo dado pela coragem para fazer face às debilidades do elemento concupiscível...


  1. Costa é apenas o garante de que, daqui a seis meses, comamos com a Ota novamente. Zero de racionalidade, zero de coragem, tudo desejo.
  2. Carmona - é apenas uma questão de orgulho pessoal.
  3. Negrão tem muita coragem - mas a coragem dos loucos; largar uma autarquia quase ganha (Setúbal) e ir para uma perdida à partida (Lisboa) demonstra espírito de sacrifício, mas nada mais. Lisboa está em maus lençóis, mas ainda não chegou à fase suicidária.
  4. Ruben de Carvalho é algo desinteressante: tem um pouco de tudo e um pouco de nada. Alguém já percebeu o que é que ele quer para além de continuar na Câmara?
  5. Sá Fernandes tem muita coragem e de facto é o melhor argumento a seu favor. Isso ninguém lhe tira e sou o primeiro a elogiá-lo no caso Bragaparques (vejo-me por vezes a defendê-lo em situações em que sei que ele está errado, só porque achei que ele agiu bem nessa situação). No entanto a intervenção dele no dia a dia ao que me dizem é calamitosa. Por exemplo, estar contra a demolição de casas insalubres em bairros em que tanto a população como os técnicos estão de acordo. Racionalidade? Não a há. Se é mesmo incompetência ou se é vontade de ser do contra, isso, não sei.
  6. Telmo Correia... a defesa do Portela + 1 é uma boa vantagem, mas falta-lhe a ambição.
  7. E resta Roseta que, para além de competente, é inegavelmente uma lutadora. É dela que Lisboa precisa.

Quem diria, Sócrates a apoiar Roseta? Ah, pois é...

Sem comentários: