quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Ainda os impostos e a moralidade

there is one and only one social responsibility of business--to use its resources and engage in activities designed to increase its profits so long as it stays within the rules of the game, which is to say, engages in open and free competition without deception or fraud.
Milton Friedman, 1970

Que é impossível ter competição aberta e livre quanto há fraude e engano (quando os competidores não se submetem todos às mesmas regras) parece teoricamente óbvio. Curioso que na prática haja tantas resistências.
Devo dizer que não concordo rigorosamente nada com a visão de Friedman a respeito da ética empresarial. De facto, tenho dificuldades em conceber o liberalismo sem que se integre a ética empresarial (bem como todas as outras éticas aplicadas). Como uma das minhas frases favoritas de Kant diz (está no próprio cabeçalho do blog), Um homem é tanto mais livre quanto menos possa ser coagido fisicamente e, ao invés, o possa ser moralmente. Uma boa forma de evitar o peso excessivo da regulamentação estatal é evitar a necessidade de regulamentação estatal. Ao fim e ao cabo, se não houvesse crime, não haveria polícias. Se todos pagassem os impostos, todos pagariam menos impostos. É uma daquelas lapalissadas que o são apenas depois de ditas.

Na prática, ou há moral, ou comem todos. E isto, se não é objectivista, é certamente objectivo.

Sem comentários: